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sexta-feira, 18 de julho de 2014

Férias com muita coisa boa mas sem aumento de peso



Com as férias a aproximarem-se – FINALMENTE!!! – uma das minhas principais preocupações começa a chegar-me à memória: a necessidade de não deitar por terra todos os esforços/sacrifícios feitos. O que consegui alcançar saiu-me, literalmente, do corpo. Não foi sangue, saliva e suor – apenas suor! - mas por vezes pareceu que sim e por isso não posso simplesmente destruir o castelo para recomeça-lo de um buraco cada vez mais fundo.

Pela minha experiência a inércia é a principal culpada deste descalabre. Dedico-me ao lazer, ao descanso e à falta de horários em tudo; férias não são associadas a sacrifícios sejam de ordem for e geralmente acabam com mais uns 5Kg em cima. Pois que este ano não poderei permiti-lo.

Estive a inteirar-me de dicas, sugestões, planos, para evitar o retrocesso neste caminho percorrido. E como não sou gulosa – só com marisco e sushi! – partilho aqui para ajudar quem estiver interessado.

Posto isto, temos em primeiro lugar uma regra de ouro que se aplica tanto durante as férias como no resto do ano: não passar fome. Não passar horas e horas sem comer e depois virar bicho e simplesmente engolir tudo o que aparece à frente como se o mundo fosse acabar dali a duas horas. Manter uma periodicidade – idealmente de 3 em 3 horas - de refeições/snacks ao longo do dia para não permitir esta oscilação tão grande entre fome e enfartamento. Passar muito tempo sem comer faz com que o metabolismo desacelere, haja poupança de recursos e depois o que é ingerido vai diretamente para onde não queremos: barriga e ancas.

Esta questão distingue-se, naturalmente, do estar sempre a comer, a petiscar, a trincar; o vício de estar sempre a comer alguma coisa é igualmente negativo. Razoabilidade é a chave do sucesso.


A bola de Berlim e o gelado têm de ser permitidos mas sem entrar em gulodices desenfreadas – razoabilidade. Nem sempre; nem nunca.

Tentar acompanhar as refeições com muitos vegetais. Legumes e saladas variadas é o ideal. Quem não adora um peixinho grelhado – com molho de manteiga, mas isso agora não se diz – e uma saladinha numa noite de Verão com a pelo já dourada e devidamente hidratada? E aproveitar para consumir alimentos que potenciam a cor da pele – folhas verdes (como espinafres e rúcula), cenoura, bróculos.

Muita água – 1,5 a 3lt por dia - e chá frio; limonadas sem açúcar; consumo de álcool moderado e nadica de nada de refrigerantes. Uma cerveja por dia não faz o mal que se imagina; é melhor uma cerveja que uma coca-cola. Ênfase para uma.



Estamos conversados sobre comida? Ok, o outro ponto é:

Não fazer a ponta de um corno – não pode ser. A atividade física pode, facilmente, ser associada a diversão e por isso é possível divertirmo-nos e simultaneamente fazermos bem ao corpo. Mimimi… e não vale queixinhas. Uma caminhada na praia, uma corrida, um vólei, umas braçadas no mar ou piscina – name it! Não faltam alternativas. O melhor disto tudo é que ao apostar neste tipo de atividades a energia vai ser redobrada assim como a disposição e, automaticamente, o bem-estar geral. Meia horinha por dia e o coração agradece assim como tudo o resto.

Simples, certo!? Receita para ser mais feliz nas férias...  


Para quem ainda não está nesta fase não se apoquente; antes de darem por isso já estão no merecido descanso a aproveitar o sol e a comer tremoços acompanhados de bjecas! 
 

4 comentários:

  1. Aproveita que és gulosa por marisco e podes vingar te nele, nao é assim tão calorico especialmente se dispensarmos os molhos!!! Frutinha,muita frutinha! leva uma lancheira para poderes levar para a praia melancia cortadinha e pronta a comer!! adoro! estes são os meus truques! a parte de 1 cerveja por dia é que é muito dificil para mim... mas tem de começar a ser! ahhh e caracóis se gostares tb são bem light! Bjocas e boas ferias

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    1. Bons conselhos! Mais um item a adicionar à mala - a lancheira.
      Só de pensar na mala... minha nossa. A minha casa esta noite vai ter aspeto de terreno de guerra.
      :) Obrigada prima!
      Beijinhos

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  2. AMIGA,BOAS FÉRIAS... o resto faz parte... mais umas horas de lazer.. um quilinho a mais.. é normal..
    Beijinhos e divirtam-se

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    1. Obrigada Sandrinha!
      Vamos sentir a vossa falta. :)
      Beijinhos

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