Páginas

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Bolo de chocolate diferente


Quase me esquecia mas não esqueci… Ainda falta a receita de um dos bolos que fiz em Abril no aniversário do marido. Faltam mais, na verdade, mas esta é a única da qual tirei fotos.
Bolo de chocolate
Trata-se de um bolo diferente. Fica com uma espécie de camadas com uma consistência diferente entre elas. Não é o típico bolo de chocolate mas garanto que é uma pequena maravilha.
 
Ingredientes:
- 4 ovos
- 125g de manteiga derretida
- 0,6lt de leite morno
- 50g de cacau
- 120g de farinha
- 200g açúcar
- 50ml de café morno (tirei um café na máquina e deixei arrefecer o suficiente)
- 1 vagem de baunilha
- umas pedrinhas de sal
- umas gotas de vinagre
Untar e polvilhar uma forma quadrada. Pré aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça colocar as claras juntamente com umas gotas de vinagre e bater até ficarem em castelo bem firmes.
Noutra taça bater as gemas com o açúcar e as sementes raspadas da vagem de baunilha. Bater até obter um creme esbranquiçado. Juntar a manteiga e bater mais um pouco. Juntar o leite, o café, a farinha, o sal e cacau (os três últimos deverão ser peneirados). Bater bem, adicionar as claras em castelo e envolver.
Espalhar o preparado na forma previamente untada e polvilhada e levar ao forno da seguinte forma: 10 minutos a 180ºC e 50 minutos a 160ºC.
Depois de devidamente cozido retirar, deixar arrefecer completamente, e cortar em quadrados. Se o bolo ficar no frio de um dia para o outro a consistência e sabor serão melhores.


Depois disto polvilhei os quadrados de bolo com açúcar em pó e um morango envolvido em glicose – mas creio que com glacé ficaria melhor. Esqueci-me de tirar foto depois de completamente pronto mas garanto que fica delicioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário