Avançar para o conteúdo principal

Balanço matrimonial



Existem alturas em que paramos para pensar. Olhamos e em retrospetiva identificamos aquilo que tem corrido como planeado e aquilo que nem por isso.
A vida é, como todos sabemos, uma verdadeira caixa de surpresas. Tanto a abrimos e sai uma surpresa maravilhosa como na vez seguinte desejamos nunca o ter voltado a fazer.
À parte disto existem assuntos relativamente aos quais sempre pensei que nunca iria ceder. Princípios de sobrevivência impreteríveis e fulcrais para o meu equilíbrio pessoal e conjugal.
Três desses princípios sempre foram:
- nada de televisão no quarto. Quando há 3 anos e meio compramos casa ficou decidido que no quarto não existiria televisão. Antes disso foram anos e anos com aquele cubo a ser ligado todos os dias; tivesse eu dores de cabeça ou não, quisesse silêncio ou não – muito raras eram as exceções a este hábito diário. Quando mudámos de casa acordámos que já tínhamos televisões suficientes no resto da casa e portanto passaríamos bem sem uma no quarto. Isto até um mês depois em que o meu marido começou a insistir para essa primeira necessidade. Inflexível disse que não – tínhamos tomado uma decisão e assim continuaria. No Inverno lançou mais uns trunfos de defesa na compra. Depois de tanto o ouvir acabei por ceder com determinadas limitações; estabelecemos por contrato verbal (acho que foi este o grande erro!) as condições de utilização. Não são cumpridas mas o mal já está feito e não dá para voltar atrás;
- nada de Play Station. Disse durante muito tempo que esta consola iria ser sempre acompanhada dos papéis de divórcio. Já tinha um marido que era o cúmulo da preguiça, que não sabia estar em canto ou esquina sem qualquer tecnologia em mãos e uma PS3 era coisa para me deixar a panicar. Ajuda passaria a zero, atenção idem e paciência esgotada com muita brevidade. Durante anos insistiu comigo e disse-lhe que não cederia. Até que chegou a aniversário dele, surgir uma oportunidade de negócio, e lá o presenteei com a dita cuja – aquela que seria a origem da discórdia entre o casal. E culpa minha porque ninguém me mandou querer fazer-lhe a vontade;
- nada de gatos. Como já aqui referi sempre sonhei ter um cão. Fiz uso de todas as minhas capacidades de persuasão sem sucesso. Nunca tivemos um farrusco porque a verdade é que num apartamento a logística seria muito complicada. Fui falando do assunto de forma sonhadora (e um dia hei-de concretizar esse sonho) mas simultaneamente com o pé atrás por saber que não reúno as melhores condições para o fazer. E sempre bati o pé a dizer que gato também não haveria. Nunca fui especial admiradora de gatos e nunca idealizei ter um – não me dizia absolutamente nada. Até ao dia em que cedi e disse que traríamos uma gata para casa. Um animal que nunca quis ter nem sequer era da minha predileção.
Moral da história:
Acho que esta coisa de que os homens falam acerca de nos deixarem pensar que mandamos quando na realidade são eles que mandam começa a ganhar forma aos meus olhos.
Fui eu que tomei ambas as decisões e simultaneamente sempre disse que não as tomaria. Nunca!
No balanço concluo: sou uma fraca, de coração mole, que não faz valer as suas opiniões. E as minhas vontades? Acho que tenho um marido mentalmente perverso – dá-me a volta ao cérebro e consegue tudo o que quer parecendo que a iniciativa foi minha.
Mas agora vou estar mais atenta…

 (Quando te vier à ideia sequer começares a pensar que eu não te faço vontades faz favor vens ler este post!)

Comentários

  1. Na primeira faço um check e temos cumprido sempre.
    Na segunda não faço, mas também nunca me opus, até porque ele tem horários trocados com os meus, de maneiras que pode jogar sempre que eu não esteja (e depois de estender a roupa..muahahah).
    A terceira não faço questão por saber que apesar de adorar bichinhos de estimação não tenho a vontade de ter essa responsabilidade - só a parte das festinhas.

    Nunca tinha ouvido dizer essa frase: que os homens é que mandam e nós pensamos que somos nós. Oiço-a sempre ao contrário. E acho-a verdadeira sempre que olho em volta. Acho que as coisas em que cedes é porque gostas de o mimar, mas em última instância a decisão foi tua e porque sabias que conseguirias lidar com isso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))))))))
      Não era para dizer a última parte! :PPPP
      É muito melhor ele julgar que manda... sempre posso usar estes trunfos. :)
      Mas, brincadeiras à parte, as tuas palavras não podiam ser mais certeiras - não fosses tu a Maria das Palavras. :)

      Eliminar
  2. Amiga, pela minha modesta experiência de vivência a dois (apesar de mais de uma dezena de anos de namoro, o facto é que o morar juntos apenas se cifra em seis anos), aqui fica o meu testemunho sobre as três situações por ti identificadas:
    1- TV no quarto eu própria disse Nunca e eu própria a pedi anos mais tarde...
    2- Play station eu própria a ofereci ao meu marido, há uns anos atrás, e ele não lhe passa cartão nenhum..
    3- Animais dentro do apartamento, eu até cedo mas o meu marido é inflexível.

    Como vês depende muito de casal para casal.. para haver divórcio é preciso muito mais... (loll)
    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É casa um com os seus - é mesmo assim.
      A verdade é que RP também não passa grande bola à PS mas eu não sabia que iria ser assim quando lha ofereci.
      São aquelas coisas normais que acho que todos os casais vivem. E o que lhe dá piada.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.