Páginas

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Acompanhamento – Couve roxa com maçã, mel e vinho do Porto



Couve roxa para mim é aquela coisa. Como mas não adoro. Em salada vai se for cortada muito fina mas tenho alguma dificuldade em consegui-lo.

Deram-me uma couve destas e andei a pesquisar formas de a cozinhar sendo que a que aqui apresento me pareceu a mais interessante. Foi o acompanhamento de um robalo assado e, pessoalmente, acho que a combinação funciona muito bem. Assim sendo aqui temos:

Couve roxa com maçã, mel e vinho do Porto

Ingredientes:

- 1 couve roxa (pequena)

- 4 maçãs

- 1 cebola (pequena)

- sal e pimenta q.b.

- 1 + ½ colheres de sopa de manteiga

- 1 + ½ colheres de sopa de mel

- 2,5dl de vinho do Porto

- 2 colheres de sobremesa de farinha Maizena

- água para dissolver a farinha

Cortar em juliana a couve, as maçãs e a cebola.

Num tacho dispor por camadas, os ingredientes anteriormente cortados, por aquela ordem.

Temperar com sal e pimenta e adicionar a manteiga, o mel e o vinho do Porto.

Cortar papel vegetal (mais ou menos da medida do tacho) e cobrir. Levar ao lume e cozer, em lume brando, durante cerca de 20 minutos.

Depois disto destapar, tirar o papel vegetal, verificar a cozedura da couve e no caso de esta estar cozida adicionar a farinha Maizena devidamente dissolvida em água.

Esta última mistura engrossa o molho criado pela água da couve, pelo vinho do Porto e pelo mel. Se a consistência obtida no final da cozedura agradar não será necessário este último passo.

De notar ainda, como facilmente se poderá concluir pelos ingredientes, que este acompanhamento é doce. Poderá não ser do agrado de todos mas é de facto muito saboroso.


Sem comentários:

Enviar um comentário