Avançar para o conteúdo principal

Alquimia do emagrecimento



Pela pesquisa que fiz na internet isto é quase o milagre do emagrecimento e não só. Antes de optar por esta compra fiz uma análise a todos os superalimentos disponíveis no mercado e um dos eleitos foi a spirulina.

Já tinha lido aqui e ali sobre a utilização da mesma. Parece que isto é bom para o corpo e a alma… quase! Vamos lá com calminha porque não há poções mágicas apesar de quase parecer; age não só ao nível do emagrecimento mas também na prevenção de doenças (nomeadamente diabetes e colesterol) e favorecimento da massa muscular.

Estabeleci para mim mesma que neste processo de emagrecimento não iria recorrer a medicação nem alternativas mais agressivas (ou mais fáceis conforme o ponto de vista). Boca e físico e mais nada. A toma de spirulina ou cevada ou outro produto do género parece-me cumprir os requisitos por mim estabelecidos. E toda a ajuda é bem-vinda desde que esteja dentro das minha próprias regras.

Recapitulando:
Só para começar a meter nojo a spirulina não é nada mais nada menos do que uma bactéria.
Assim o nome faz logo torcer o nariz mas agora prestem bem atenção quanto às áreas em que intervém esta bactéria:
- Alergias
- Vírus e bactérias
- Diabetes
- Colesterol
- Anemia
- Cansaço e esgotamento mental
- (Gajas:) Sintomas do período menstrual – reduz inchaços e dores de cabeça
- Envelhecimento
- Emagrecimento – que neste caso é o que mais interessa; a sua ação nesta área verifica-se sobretudo através da sensação de saciedade. A spirulina tem na sua composição fenilalanina e esta influencia a produção da dopamina que gera a sensação de satisfação – enganar o cérebro basicamente! Foi também verificado que esta bactéria absorve água, aumenta e volume e por isso o espaço ocupado é também maior… logo… inibe o apetite – cérebro enganadinho!
- Massa muscular – favorece o seu aumento. Oh yeah!!!

Se se comprovar tudo o que aqui menciono acho que é de considerar a canonização deste superalimento.

Do outro lado da balança o que temos? Pois que nem tudo são maravilhas e há que ter em conta:

O consumo desta bactéria é contra indicado a portadores de doenças autoimunes – como, por exemplo, fibromialgia e esclerose múltipla – porque diminui a ação dos medicamentos.
Também não é indicado o consumo de spirulina durante a gravidez e a amamentação porque ainda não foi comprovado o seu efeito durante este período.
E quem tem alergia a frutos do mar também deve procurar outra alternativa.

Para esclarecimentos acho melhor consultar um médico ou nutricionista. É sempre uma boa opção.

Quanto a quantidades: depende do objetivo de cada um. Pode ser tomado em cápsulas antes das refeições ou uma colher de chá de pó nos iogurtes ou leitos ou sumos matinais.

Sim, parece uma santa milagreira esta bactérias mas, como em tudo, também aqui não há milagres. Pode ser uma ajudita mas só funcionará se combinada com a prática regular de exercício físico de alimentação adequada.

Ainda não experimentei mas vou experimentar. Depois partilho… acho que não vai ter um sabor nada agradável mas adorava estar enganada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.