Avançar para o conteúdo principal

Quem quer um carro

Não fossemos nós uns viciados no jogo, uma possibilidade de ganhar alguma coisa é uma forma ideal de obterem o que querem!
Para mim, pior que nós só mesmo os chineses e os americanos. Exemplo disso é a propagação, que considero viral, dos programas diários na televisão portuguesa. Entre promessas que variam na possibilidade ganhar 100€ e 50.000€, ou até mais, todos os dias há programas em que metade da duração é a alertar para o número de valor acrescentado e o prémio inerente a que nos habilitamos se efetuarmos a chamada.
Tendo em conta tudo isto, o nosso governo achou por bem recorrer a esta veia de jogadores que o povo português tem, para conseguir aquilo que quer, ou seja, que todos os contribuintes peçam fatura com NIF preenchido em todas as compras que efetuam.
Dizer que é a nossa obrigação não foi suficiente, dar o benefício dos 5% do IVA foi quase uma afronta, entretanto passaram para 15% que continua a ser pouco, mas não tão ridículo e agora ficam automaticamente habilitados a ganhar um carro.
 
De acordo com a informação disponível no portal das Finanças:
“A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai atribuir, com uma periodicidade regular, prémios aos consumidores que exigirem a emissão de faturas nas aquisições de bens e serviços.


As características essenciais do sorteio são as seguintes:

   i)  São elegíveis as faturas emitidas a partir de 1 de janeiro de 2014;

  ii)  São elegíveis todas as faturas exigidas pelos consumidores, independentemente do setor de atividade, quer se refiram à aquisição de bens, quer de serviços, independentemente do benefício;

  iii)  Não são elegíveis as faturas relativas às aquisições efetuadas no âmbito de atividades empresariais, sejam elas comerciais, industriais ou agrícolas, mesmo que efetuadas por pessoas singulares, nem de atividades desenvolvidas no âmbito do exercício de profissões livres;

  iv)  O funcionamento do sorteio será muito simples, bastando aos consumidores exigirem a emissão de fatura com o seu número de contribuinte, para ficarem automaticamente habilitados;

  v)  Mantém-se o incentivo fiscal em sede do IRS, de 15% do IVA suportado nas faturas emitidas por empresas que exercem atividade nos setores da hotelaria e restauração, cabeleireiros e reparação de automóveis e de motociclos. As faturas emitidas por estas empresas habilitam, também os consumidores finais ao sorteio;

  vi)  A AT vai disponibilizar no Portal das Finanças, a cada consumidor, todas as faturas que lhe foram emitidas e comunicadas pelos comerciantes, mediante a inserção da respetiva senha de acesso;

  vii)  Será assegurada toda a confidencialidade e segurança relativamente aos dados recolhidos.


A implementação do sorteio e-fatura reforça o papel desempenhado por todos os cidadãos no combate à economia paralela e à evasão fiscal.”
Entretanto já ouvi de tudo. Pessoas que nem querem saber, não estão para o trabalho e nunca pedem faturas com preenchimento do número de contribuinte. Pessoas que apenas pedem faturas dos setores previamente estabelecidos para obtenção do benefício fiscal. Pessoas que pedem todas as faturas com os dados necessários à habilitação do prémio e do benefício.
A verdade é que nunca ouvi ninguém dizer que vai pedir fatura com NIF porque é a sua obrigação como cidadão.
Assim sendo, nesta altura do campeonato, a principal questão que se coloca é: Que carros serão sorteados? São novos? São resultado de execuções fiscais? Têm requisitos mínimos?
Quanto a mim, mantenho a mesma postura de sempre. Toda a gente tem a obrigação de emitir fatura (é obrigação do prestador de serviço ou fornecedor emiti-la independentemente do cliente a pedir) e conforme o valor peço o preenchimento dos meus dados pessoais. Podem chamar-me ridícula e completamente despropositada, mas não me agrada que umas pessoas quaisquer saibam exatamente quanto é que gastei em quê. Todos os meus rendimentos são declarados e não tenho nada a esconder, mas já não basta as scuts para saberem quase tão bem como eu por onde ando? Com o preenchimento dos meus dados em todas as compras, sabem as minhas finanças. Não me agrada. Privacidade é uma coisa que valorizo e da minha vida só tenho de saber eu.
Vamos aguardar os próximos capítulos desta novela!

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.