Avançar para o conteúdo principal

O que é que os contabilistas fazem #1

Sempre ouvi dizer que quando uma pessoa não está bem, muda-se! Existem coisas em que podemos faze-lo e outras em que nem por isso.
Trabalho em Contabilidade há 6 anos e durante este período fui-me apercebendo da ideia que as pessoas têm acerca do meu trabalho.
Primeiro existem aqueles que veem nos contabilistas a fonte de toda a informação, que sabem tudo, têm muito respeito e até consideração porque no final das contas são aqueles que melhor sabem como vão as coisas nas suas empresas.
Segundo temos aqueles que acham que somos simplesmente chatos… só pedimos papéis e mais papéis e mais um comprovativo e fazemos mais uma chamada de atenção porque aquele documento não tem tudo o que é preciso… Acho que eles acham que somos assim porque gostamos de ser assim. Não é porque a lei o exige, não é porque muitas vezes o nosso pescoço fica na guilhotina. Basicamente é porque não temos nada melhor para fazer e temos de estar sempre a chatear.
Terceiro temos aqueles simplesmente acham que somos pau para toda a obra. O contabilista tem de fazer tudo, mas tudo mesmo. Para além do trabalho normal e que nos diz respeito, temos de aconselhar acerca de algum documento que recebem, traduzir coisas que não entendem, digitalizar documentos que foram emitidos dos seus softwares e a que facilmente poderiam aceder e tirar, entre outras que nem vale a pena mencionar. Quando perguntam ou pedem alguma coisa querem resposta imediata, quando lhes é pedido alguma coisa simplesmente ignoram. Mandam os documentos em sacas plásticas que poderiam ser facilmente confundidas com lixo, com documentos que dizem respeito à empresa e documentos pessoais,…
Por último temos os que mais gosto. Clientes que enviam a documentação de uma forma minimamente organizada, tentam enviar todos os documentos que são necessários, falam de forma educada e quando lhes pedimos alguma coisa respondem em tempo útil e sem agressividade. Não veem em nós o inimigos ou os sanguessugas mas pessoas com quem trabalham em conjunto para o mesmo fim.
A verdade é que nosso trabalho não acrescenta qualquer valor à atividade das empresas e queremos montes de documentos que depois resultam apenas em declarações fiscais que muitas vezes os clientes nem têm noção para além de um conjunto de mapas que muitas vezes os clientes nem entendem. Não produzimos nem melhoramos resultados comerciais, mas temos importância.
Falo com muitos amigos e conhecidos que dizem “isso é trabalho do contabilista”. “Nem quero saber, pago não sei quanto por mês por isso ele é que trata, ele é que faz, ele é que vai, é ele que...”
Decidi por isso criar esta nova rubrica. Para alguns poderá ter algum interesse técnico porque vou tentar publicar algumas obrigações que temos, nomeadamente fiscais. Por outro lado vou tentar desmistificar aquilo que fazemos.

Comentários

  1. Amiga, Contabilista não, Técnico Oficial de Contas :)
    pois.. há clientes e clientes...
    mas em todas as profissões existem altos e baixos, bons e menos bons clientes, responsabilidades acrescidas, etc etc..~
    No outro dia li algures, relativamente a honorários, um colega que comparava o TOC a um advogado e a um médico. Dizia ele que se um cidadão vai a um advogado pedir um conselho ele cobra os honorários minimos pela conversa havida, a mesma coisa com o médico. segundo esse colega nós contabilistas deviamos ser assim, darmos o devido valor ao nosso conhecimento e serviço prestado, porque se não o fizermos os clientes também não o reconhecem..
    Isto falar é muito bonito, o pior é na prática..
    vamos ter fé no futuro.
    kiss
    S.

    ResponderEliminar
  2. Bem, a gente vem aqui ao estaminé para ler umas coisas giras e dar umas gargalhadas e tu presenteias-nos com contabilidade!!!??? Bllllhhhhaaackkk ou como diria a minha filha cáca, sim porque das poucas palavras que existem no vocabulário dela fazem parte cáca e tau tau. Estou a brincar, acho muito bem desmistificar esta profissão e fazer com que olhem para nós como pessoas "normais" q.b. e divertidas, não vai ser é fácil... Bjs P.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.