Avançar para o conteúdo principal

Puro masoquismo – Parte 3



Deixado o Algarve foi altura de partir rumo ao Alentejo. Destino: Vila Nova de Milfontes.
Nunca tínhamos lá ido apesar das minhas frequentes sugestões. Este ano foi o ano. Vila Nova de Milfontes é uma freguesia simpática, muito turística e que nos agradou bastante. Ainda tivemos tempo de dar um saltinho a Porto Covo e também gostámos muito. As pessoas eram afáveis e apenas havia alturas em que se notava a saturação de estarem continuamente a lidar com turistas. Mas o único ponto que posso apontar como negativo são mesmo os acessos. Excetuando a estrada nacional e alguns acessos a algumas praias as estradas são uma porcaria – autênticos caminhos de cabras. Nós esquecemo-nos do TT em casa ( :P ) e o marido andava sempre a panicar com os possíveis efeitos na viatura causado pela passagem naquelas estradas. Mas aventuras de percurso à parte, vamos ao que interessa.
Alojamento: Monte dos Parvos
Monte dos Parvos
O mais complicado é mesmo lá chegar. Demos lugar a todo o vocabulário menos adequado a católicos até lá chegarmos. Depois ficamos maravilhados com a nossa casinha cujo nome era Porto Covo.
Praia dos Aivados
Trata-se de um espaço de turismo rural com diversas casinhas espalhadas pelo complexo. As casas apaixonam logo à primeira vista e só tivemos pena de o espaço exterior não estar devidamente cuidado e a piscina não ter um aspeto muito convidativo. Aconselho mas aviso já que fizemos a reserva através do booking e o preço que pagamos foi mais elevado do que o tabelado (de acordo com a informação disponível dentro da casa).
Praias! Não fomos de olhos fechados porque felizmente tivemos quem nos desse umas dicas infalíveis.
Praia dos Buizinhos
Em Milfontes fomos à Praia dos Aivados e à Praia das Furnas. No saltinho que demos a Porto Covo ficámos a conhecer a Praia dos Buizinhos. Praias maravilhosas. Aconselho todas elas mas a dos Buizinhos só com maré baixa porque a área disponível para colocar a toalha é quase do tamanho da minha sala.
A dificuldade da Praia dos Aivados é mesmo o acesso. Mas vale muito a pena. Apenas podia ter sido melhor se quando lá fomos não estivesse tanto vento. Num dia de verdadeiro calor ui, ui…
A Praia das Furnas é maravilhosa. Com a maré baixa fica um areinho que me faz lembrar a praia da minha infância (cá pelo norte e que entretanto ficou cheia de pedragulhos) e foi espetacular no final do dia irmos lá para o fundo rir e tirar fotos - foi o mais longo dia de praia.
Praia das Furnas

Comentários

  1. Praia dos Buizinhos, a-d-o-r-o praias pequenas que dão a sensação de terem ficado esquecidas nos roteiros, e esta parece-me bem esse registo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Demos com ela por acaso e adorámos.Vale mesmo a pena.Só foi pena a elevada lotação... mas também num espaço tão pequeno não é difícil! :)

      Eliminar
  2. Ainda não conheço Vila Nova de Mil Fontes, mas fiquei a desejar ter mais uma semaninha de férias para poder ir conhecer. As fotografias estão lindas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi a primeira vez que lá fomos e gostámos muito. É pequena mas acolhedora. Se puderes não percas a oportunidade.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.