Páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A Promessa, Lesley Pearse (sem reservas)



Depois de Sonhos Proibidos desta mesma escritora, um livro que me prendeu da primeira à última página, fiquei a aguardar, com muita curiosidade, o lançamento deste segundo livro.
Em Sonhos Proibidos, Belle, com apenas quinze anos, é raptada e feita prostituta. Com a memória sempre presente de um primeiro amor cresce demasiado rápido para fazer frente a todas as dificuldades e a inocência da juventude é substituída pela responsabilidade e pelo instinto de sobrevivência.
A Promessa é a continuação da história, de regresso a casa e de Belle feita mulher. Este segundo livro passa-se na altura da Primeira Guerra Mundial e a opção de ir para a guerra como soldado e como voluntária e o resultado dessa ida. Tudo ganha uma nova dinâmica, prioridade, forma de estar. E depois existe um passado que pode estar sempre ao virar de uma esquina ou até ao encontro de um olhar.
Antes de mais achei extremamente interessante esta parte histórica com referência a muitos acontecimentos verídicos – há alturas arrepiantes devido a referências a acontecimentos da guerra - incluídos num romance.
Uma história que nos volta a agarrar do princípio ao fim. Esta indecisão entre um amor puro e inocente e um amor apaixonado e adulto. A indecisão entre a responsabilidade e a lealdade e o risco pela felicidade num amor impossível. Tudo pode mudar a qualquer momento e o nosso coração vai palpitando ao longo das páginas deste livro.
Recomendo sem reservas. Muito bom para quem gostar do género.




Além disso é o primeiro com marcas da Cuqui – volta e meia achou por bem dar-lhe uma mordidela e lá ficaram os dentitos dela marcados…

2 comentários:

  1. Já me conseguiste cativar ;) mas a cuqui ainda te vai deixando ler, já a C. é outra história. Que saudades de um bom romance histórico. Bjs P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou disponível para te emprestar. É só dizeres - com ferradelas da Cuqui marcadas e tudo. :) Mais um tempinho e estás tu de um lado do sofá a ler um romance histórico e a C. do outro a ler um livro infantil. :))) Beijinhos

      Eliminar