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sexta-feira, 20 de maio de 2016

Alimentação infantil #2 - almoço/jantar



Aquela moça come como se não houvesse amanhã. Dificilmente fecha a boca e mesmo quando faz aquelas birras gigantes que me apetece pegar no prato, larga-lo na banca/copa, e correr para o canto mais escondido para parar de ouvir aquela chinfrineira injustificada, lá vai abrindo a boca
Passada a barreira do primeiro ano, aquela a partir da qual tem permissão para comer de tudo (com exceção dos doces e alimentos demasiado condimentados), vou testanto várias possibilidades para ver como reage.
Tenho a teoria de que é mais fácil aprender a comer de forma saudável desde pequenina do que andar a comer mal e porcamente mais de 30 anos e depois aprender tudo de novo e tentar tirar os maus hábitos do corpo – como é o meu caso.
Ao domingo enquanto faço as sopas e adianto refeições, quando posso, cozo legumes variados. Assim, depois de comer a sopa e a fruta se vir que ainda fica apetite, aqueço uns segundos e deixo-a explorar o mundo das cores com diferentes sabores. E desta forma também fico com trabalho adiantado para alguma refeição dela. Foi o caso da que hoje mostro. Uns legumes, à escolha, cozidos e quinoa e está feito.
Aqui não usei peixe, carne ou ovo porque a quinoa é considerada um superalimento e tem proteína suficiente para substituir as alternativas anteriores.
Quinoa com legumes
Ingredientes:
- quinoa q.b. (eu acho que pus 3 colheres de sopa) demolhada pelo menos 8h para cozer mais depressa;
- legumes cozidos (utilizei: bróculo, couve flor, cenoura e feijão verde) cortados em pedaços pequeninos;
- cebola pequena picada
- azeite
Num tachinho colocar a cebola picar e o azeite e levar ao lume até ferver.
Adicionar água e a quinoa escorrida (eliminar sempre a água de lavagem ou demolha). A quinoa vai absorver bastante água pelo que é preciso ir acrescentando.
Deixar cozer cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, para ficar bem molinha e adicionar os legumes. Misturar bem, desligar e servir.

A L. adorou e comeu esta pratada quase toda. Mais uma prova superada.

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