Avançar para o conteúdo principal

Vai ser assim



Paleo faz todo o sentido. Investiguei bastante sobre o assunto, informei-me, e acho que a alimentação paleo é a opção e não uma opção. Mas sem cometer erros ao fim de 2 meses o meu peso estagnou, fiquei chateada, desmotivada e sem vontade de prosseguir esta linha. Senti-me desorientada.
Entretanto já percebi que preciso de acompanhamento médico para não andar sempre e pisar o risco e decidi consultar uma nutricionista.
Procurei um serviço diferente porque costumo dizer que a teoria sei eu bem – acho que tenho doutoramento nisto - e preciso do fator novidade para não desmotivar à partida. A maçã com bolacha maria não é para mim. Pesquisei, procurei, e através de um blog que já acompanho há vários meses fiz a minha escolha. Objetivo: otimização metabólica.
E o que é otimização metabólica?
Volta e meia toda a gente diz: “porque o teu metabolismo deve ser muito lento” ou “ele tem uma sorte do caneco porque o metabolismo dele é muito rápido”.
Facilmente percebemos que existem sistemas metabólicos Carocha e Panamera. Este fulaninho trata de queimar entre 50 e 70% das calorias que consumimos. Se o sistema metabólico estiver devidamente apetrechado (que é como quem diz otimizado) vai queimar mais calorias do que se optarmos apenas pela versão base. E o que é preciso é muita caloria ardida.
Como é que se consegue isso? Com a ingestão de ingredientes corretos. Vitaminas e minerais que vão originar uma produção de energia que vai impedir, ou travar, a sua transformação em gordura. O segredo está no equilíbrio da conjugação da proteína e dos hidratos de carbono.
Para além da alimentação existem obviamente outros fatores que majoram esta otimização. Já sabemos que ser gaja é coisa tramada e o género está aqui metido ao barulho. Para além disso podemos falar de fatores hereditários, exercício físico, estatura, saúde, entre outros.
No meu caso em particular houve pormenores tidos em conta no delineamento do plano alimentar: uma anemia com valores que não são preocupantes mas que terei de melhorar, uma vitamina D nas ruas da amargura, resistência à insulina (que deverá ser causada pela acumulação de gordura abdominal) e ácido úrico um bocadinho elevado.
Face a isto e de acordo com as minhas rotinas diárias foram-me apresentadas algumas alternativas para as várias refeições. Fiquei muito surpreendida com algumas sugestões mas nada como experimentar para tirar as teimas.
Vou, conforme puder e me apetecer, partilhando por cá o meu diário alimentar, as dificuldades, sucessos e insucessos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.