Avançar para o conteúdo principal

Solidariedade seletiva!

Poderia começar por um ditado popular: A cavalo dado não se olha o dente!
Natal é uma época de compreensão, aceitação, tolerância, solidariedade, amizade, amor e tudo e tudo…
No que respeita a solidariedade cada um ajuda como pode e como quer, mas este ano houve duas situações que me pasmaram. Provavelmente houve muito mais situações do género, mas destas duas tive conhecimento e sinceramente tento compreender o ponto de vista de toda a gente, mas não posso concordar.
Um blogue que costumo acompanhar é A Pipoca Mais Doce e em meados de Novembro fiquei boquiaberta quando li que uma Instituição de Apoio a Animais rejeitou a ajuda porque a pessoa em questão possui casacos e malas em pele… (http://apipocamaisdoce.sapo.pt/2013/11/tens-uma-carteira-em-pele-ma-pessoa-e-o.html ) oi??? Não percebi!?
 Será que dava para perguntar aos animais em questão se eles queriam o apadrinhamento ou não!?
A outra foi de uma notícia que se tem repetido em todos os noticiários. Trata-se de um calendário solidário que os Bombeiros de Setúbal (com a concordância da Câmara Municipal de Setúbal) decidiram criar com o objetivo de ajudar a Cáritas. Cáritas é a instituição que recusou a ajuda. Instituição que se rege por valores como: caridade e justiça social, compaixão, partilha, subsidiariedade e universalidade acha que a ajuda destes bombeiros é inadequada e impura para ser aceite.
Bombeiros de tronco nu são coisas do demo e inaceitáveis. Homens que para além de arriscarem a sua vida para prestarem apoio a pessoas que muitas vezes não conhecem de lado nenhum, ainda se prestam a serem fotografados nestas poses para fins solidários, são comportamentos impróprios. Conservadorismo, princípios ou simples ignorância?
A questão mais premente que me surge é: se um/uma traficante de droga, violador, ladrão,…, mandasse um cheque bem chorudo para qualquer uma destas instituições seria rejeitado e/ou devolvido?
Ouvimos todos os dias coisas nas notícias coisas que nos aterrorizam, dentro da igreja, dentro de instituições, dentro de famílias,…, como é que uma mulher que compra algumas peças de moda em pele e um grupo de homens que se despem (parcialmente) para um calendário podem simplesmente ser recusados enquanto ajuda para instituições de apoio aos mais desfavorecidos? Não encaixa cá dentro, mas se calhar sou eu que estou errada.
Nota extra para o Tiago Silva (mês de Agosto): rapaz continua assim, estás a ir muito bem!
 

Comentários

  1. Amiga..
    concordo contigo, não faz sentido nenhum, alías na minha opinião é contra pruducente as instituições em causa regerem-se pelos principios emanados e na prática nada disso se verifica.
    Faz-me lembrar determinadas pessoas que todos os domingos vão à igreja e ao "senhor" e cá fora são uns mauzinhos..
    Não se definen os bons cristão por aqueles que vão à igreja todos os domingos, mas sim aqueles que têm bom coração.

    ResponderEliminar
  2. Like e LIIIKEEEEE Bjs P.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.