Avançar para o conteúdo principal

Detox por um dia - A aventura



Ontem acordei iluminada. Achei que seria uma excelente ideia percorrer um dia com alimentação detox. Nunca o tinha feito, apesar de há já algum tempo ter vontade, e por isso foi um desafio desconhecido.

1.º passo dado – decisão tomada.

Facilmente tracei o plano alimentar e decidi mais ou menos aquilo que me ia acompanhar nesta aventura. O site da Iswari foi uma grande ajuda para além de alguns produtos que já havia adquirido no site.

Tudo a postos e… partida!

Em jejum:
- 1 copo de sumo de maçã (cerca de 150ml)
- 1 colher de chá de erva de trigo


Até aqui pacífico, bebe-se bem, e a motivação estava em alta.

Pequeno almoço:
- espinafres (2 mãos cheias)
- 2 maças
- 1 kiwi
- 1 pedaço (cerca de 1/3) de pepino
- sumo de ½ limão
- sumo de ½ lima
- 1 pera
- 1 talo de aipo
- 1 colher de chá de ómega 3
- 1 colher de chá de spirulina
- 1 colher de chá de clorela
- água q.b.

Cortar a fruta em pedaços e colocar todos os ingredientes no liquidificador. Ralar cerca de 2 minutos está pronto.
O cor do produto final foi assustadora. Foi a primeira vez que pensei: “no que é que me fui meter?”, mas não podia desistir à partida. Inicialmente com o nariz tapado ingeri parte do batido. Percebi que afinal a aparência enganava e não era nada mau. Bebi tudo sem stress, apesar da quantidade imensa, e fiquei bem saciada. 


Até aqui, so far so good!

Almoço:
Antes de almoçar, enquanto preparava a refeição, mais uma bebida refrescante (e verde!!!):
- 1 copo de sumo de maçã e limão
- 1 colher de chá de spirulina
- 1 colher de café de clorela

A esta hora já tinha fome pelo que esta mistura foi ingerida com facilidade mas sem grande piada.

O almoço propriamente dito foi, como não poderia deixar de ser, uma salada:
- alface
- 1 cenoura
- 1 lata de cogumelos (acho que teria resultado melhor cogumelos frescos mas não tinha em casa)
- 1 pepino
- 1 abacate


O molho para regar a salada foi preparado com:
- sumo de 1 limão
- azeite q.b.
- alho em pó
- sal
- orégãos

Juntar tudo num copinho e agitar bem. Fica uma vinagreta sem vinagre bem agradável.

Para acompanhar um sumo do bem:
- 2 maçãs
- 1 mão de mirtilos
- 2 ameixas
- 1 pera
- 1 colher de chá de erva de trigo
- água q.b.
Liquidificador com tudo e triturar uns 2 minutos.


Aqui foi a parte em que esta brincadeira perdeu alguma da sua piada. Não fiquei com fome, bem pelo contrário, e até me custou a comer tudo. A questão foi que a certa altura já só via alface e a necessidade de proteína (carne, peixe, ovos) começou a manifestar-se. 

No final senti uma vontade imensa de pecar mas consegui manter-me firme. O facto de ter demorado bastante tempo a preparar o almoço também não teve grande piada!, mas cumpri o que tinha estabelecido.

E siga para o lanche…
- 1 cenoura em palitos
- 1 pepino em palitos

Gostei. Aliás é uma das minhas opções com alguma regularidade e por isso uma mastigação muito bem recebida.

Jantar:
- 1 beterraba cozida
- 2 maçãs
- alface (2 mãos)
- sumo de 1/2 lima
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- água q.b.

Tudo no liquidificador e triturar até ficar com consistência homogénea.

E foi aqui que a porca torceu o rabo. Não gostei. Detestei. Não gosto de beterraba. Não gosto de gengibre. Achei que a lima e a maçã ia safar o dia mas enganei-me redondamente. A pequenita viu uma cara de tanto sofrimento que nem me pediu para provar (uma estreia). Custou-me horrores. Se tivesse sido este o pequeno almoço ou almoço tinha desistido mas felizmente este chapadão de terra mal gostosa veio pelo jantar e pronto, lá consegui.

Aqui já me sentia bastante irritadiça e sem paciência. Não estava a achar piada nenhuma à brincadeira e pensei que mais valia investir em inteligência em vez de ideias luminosas.

Ceia:
- 1 copo de sumo de maçã (cerca de 150ml)
- 1 colher de chá de erva de trigo

Acabei exatamente como comecei. Já sabia o que me esperava e foi bem.
Por esta altura (mês especificamente desde o jantar) só pensava em dormir. Só queria que o dia acabasse. Só queria que chegasse um novo dia para voltar a comer coisas agradáveis e sobretudo proteína.

Nem sou grande apreciadora de carne mas só pensava num bom bife grelhado. Apesar disso a verdade é que também acordei com esta compulsão muito acalmada. E surpreendentemente acordei sem vontade de comer este mundo e o outro.
Desafio superado. Missão cumprida!

Então e resultado final?

Menos 0,5Kg. Não é muito mas já me mentalizei que nesta fase a perda de peso me vai dar uma grande luta.


Balanço final:

Foi difícil. Para mim foi muito difícil. Mas acho que me volto a meter noutra. Um dia é o suficiente/máximo para mim. E definitivamente uma alimentação vegetariana nunca poderá ser a minha opção. 

Mas também teve coisas muito boas: sinto a barriga mais lisa e é como se tivesse desinchado alguma coisa. O intestino também manifestou hoje de manhã os efeitos de TANTO VERDE mas está feliz e contente.

Foi uma etapa especialmente exigente desta jornada mas não deixou de ser apenas uma etapa. A vida continua assim como a luta contra o excesso de peso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.