Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Almoço/jantar #4 - Hambúrgueres de frango



Percebo o quanto a L. se diverte a partilhar tarefas comigo. E é de aproveitar enquanto a miúda não se queixa de exploração infantil. Conto as horas para poder escravizá-la enquanto estou deitadinha no sofá a ver as plantas crescer. Durante o tempo que isso não acontece só demoro o triplo do tempo a fazer qualquer coisa porque ela faz questão de participar.

Foi o que aconteceu desta vez. Gosto de lhe proporcionar a experiência de ver como as coisas são feitas, tocar em diversas texturas, e divertir-se com algo diferente.

Hambúrgueres de frango

Ingredientes:
- 2 peitos de frango
- 1 cenoura
- 1 curgete
- 1 ovo
- farinha de mandioca q.b.

Numa picadora picar os peitos de frango. Depois ralar uma cenoura e uma curgete.

Numa taça colocar o frango, a cenoura, e a curgete e misturar bem (parte mais divertida para a L. e mais atenta para mim – que a miúda com a fome que anda até frango cru come).

Adicionar um ovo e voltar a misturar bem. Aos poucos juntar farinha de mandioca até obter uma consistência que permita moldar hambúrgueres.

Pesar dose idênticas de carne e separar. Moldar um hambúrguer com cada uma das doses.

No meu caso rendeu 8 hambúrgueres (mais 1 pequeno para a mai’nova) o que me permitiu grelhar 4 e congelar outros tantos para outra refeição.

Antes de cozinhar temperar a gosto (sinceramente acho que me esqueci desta parte mas também não fez falta).

Acompanhei com salada de alface e queijo de cabra. Decorei com creme de vinagre balsâmico.

Geralmente os hambúrgueres de frango (só com carne) ficam um pouco secos. A cenoura e a curgete para além de serem saudáveis dão aos hambúrgueres uma humidade muito agradável. E prometo que os hambúrgueres não ficam com sabor a legumes.

Resultado: hambúrgueres agradáveis para o jantar e umas calças da miúda num estado lastimoso. Mas acho que já disse antes: a alegria dela a mexer nestas coisas vale a pena o trabalho de lavar as calças 50 vezes à máquina mais 31 à mão.

Sem comentários:

Enviar um comentário