Avançar para o conteúdo principal

Alimentação infantil #1 - snack



A alimentação da minha pequena é coisa para me tirar o sono. Preocupo-me com a fome/apetite que demonstra e capacidade de comer que exibe constantemente. O que come mais fora da minha linha de orientação é pão (que adora!!!) mas com exceção das refeições “normais” opto sempre por legumes ou fruta.
Até há bem pouco tempo segui o que a pediatra me indicou mas ali a determinada altura achei que a ideia dela não ia de encontro com a minha e por isso optei por começar a agir mais de acordo com a minha cabeça e menos com as ideias pré concebidas dela.
A ser sincera, hoje, faz-me imensa confusão que os pediatras, para bebés com poucos meses de idade, indiquem papas embaladas para lanches diários. Mesmo para bebés com baixo peso não me parece a melhor solução mas sobretudo para bebés com um peso em percentis mais elevados e sem qualquer dificuldade em comer não faz sentido nenhum.
Com a L. tive indicação para papas e bota papas. Tive indicação para bolachas (blédina e maria e afins) e bota bolachas. Tive indicação de boiões de fruta e bota boiões. E a minha questão é: sobretudo os médicos, tendo em conta a representação de crianças com excesso de peso e obesas, não deveriam à partida apresentar soluções mais saudáveis que estas?
Mas isso dá mais trabalho; mas eu não quero; mas…
Toda a gente tem direito a escolha e ninguém é obrigado a optar ou não optar por este tipo de alternativas – mas não deveriam estas ser-nos apresentadas?
Quando disse à pediatra da L. que este era um assunto que me preocupava não me deu qualquer alternativa ou mudança no plano alimentar. Por decisão minha a L. passou de uma papa diariamente para duas a três papas por semana. No colégio continua com papas embaladas (mas ainda vou conseguir contrariar este hábito!) mas em casa faço-lhe papas caseiras.
Para evitar as bolachas de compra (cheias de açúcar e ingredientes que nem faço ideia do que são) também tenho procurado alternativas facilmente exequíveis. E esta foi a primeira. Gostei bastante porque são fáceis de fazer, rápidos e com um sabor agradável sem ser doce.

Scones de cenoura e maçã

Ingredientes (rendeu 12 unidades):
- 1 cenoura
- 1 maçã
- 270g de farinha com fermento
- 60g de óleo de côco
- sumo de 1 laranja

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Ralar a cenoura e reservar.
Ralar a maçã. Juntar a farinha e o óleo e amassar.
Adicionar a cenoura ralada e o sumo de laranja - bater até obter uma massa homogénea.
Colocar uma folha de papel vegetal num tabuleiro de ao forno e espalhar pedaço de preparado – cerca de uma colher de sopa por scone.
Levar ao forno e deixar cozinhar por 20 minutos.



A L. gosta de comer aos pedacinhos pela própria mão ou então misturado com fruta ou iogurte.

Comentários

  1. Também faço à minha maneira. Sobre certos assuntos, aceno com a cabeça para não entrar em argumentos e depois não sigo. Quanto às papas, conheces as da Holle?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o melhor remédio! :)
      Sim, conheço, mas nunca usei. Sei que são mais biológicas mas com muitas crianças não têm muito sucesso. Agora ando a dedicar-me às caseiras - vamos lá ver se é exequível a longo prazo...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pequeno-almoço – Papas de aveia adiantadas na véspera

Acho que todos adoram um bom pequeno-almoço mas o tempo é sempre muito limitado para grandes invenções. Assim, e pela pesquisa que fiz na world wide web , descobri que é possível adiantar umas papas de aveia no dia anterior; desta forma, de manhazinha, quando precisamos de nos despachar, é muito mais rápido. E lá fui eu testar a teoria. Ingredientes que utilizei: - meia chávena de chá de aveia em flocos (pouco mais de 3 colheres de sopa) - uma chávena (mal cheia) de leite magro - uma casca de limão No dia anterior, numa caixa plástica com tampa – não… não é num tupperware! –, colocar os ingredientes acima listados. Tapar e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. Conforme poderão verificar na foto seguinte durante a noite a aveia absorveu o leite, ganhou volume, e ficou assim – dizem que já cozinhada. No meu caso como não gosto de leite frio aqueci um minuto no micro ondas mas pelo que li há malta a comer isto assim frio e diz que é bom.

Bolo de claras – Moulinex Cuisine Companion (CC)

Depois da queijada de Évora , e como só gastei gemas, fiquei com 6 claras às quais não sabia bem o que fazer… Podia ter feito panquecas ou até uma omelete mas optei antes por este bolo. Fácil de fazer, fofo que só ele, e mesmo com o passar dos dias não perde a frescura, fez-me ficar completamente fã de bolo de claras… Nunca tinha experimentado mas vale mesmo a pena para além do facto de me parecer uma alternativa mais saudável aos bolos com ovos inteiros. Bolo de claras Ingredientes: 6 claras (ovo L) 1 laranja 150g de açúcar em pó 180g de farinha para bolos (utilizei Branca de Neve) 70g de manteiga líquida (optei por Vaqueiro) 1 colher de chá de fermento em pó Preparação: Pré-aquecer o forno a 180ºC. No copo da CC, com o acessório batedor, colocar as claras juntamente com umas pedras de sal e umas gotas de limão. Bater na velocidade 10, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retirar as claras para uma taça e reservar. Com o ace

Pequeno almoço #10 – Banana e ovo

Sabem aquele aspeto de banana caramelizada? Só de pensar nisso começo a babar. Ao pequeno almoço ia muito bem – mas só depois de um treino. Mas também sei que para obter esse resultado é preciso tempo e é preciso termos o que queremos com aquilo que dispomos. Andei a dar voltas à mioleira para conseguir uma banana diferente do habitual e o resultado foi este: Banana e ovo - 1 ovo cozido - 1 banana Na torradeira colocar a banana cortada a meio e deixar dourar a gosto ou durante o tempo que seja possível. Cortar um ovo cozido em quatro, juntar a banana, polvilhar com canela e servir. Na foto o PA já está ratado... pensava que o sabor não ia justificar uma publicação mas enganei-me! Fácil, rápido e saboroso! Mais um dia a começar bem.