Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Inveja

Se fosse para enumerar os defeitos que tenho, apresentava uma longa lista, mas não é o caso.
Aqui vou “falar” sobre uma coisa que gosto em mim.
E que coisa será essa? Sem demoras ou suspenses aqui vai:
O facto de nunca (nunca é a palavra chave) desejar que alguém não tivesse uma coisa que tem.
What???
Eu explico. Inveja, é do que falo, um dos 7 pecados mortais, que por definição é:
“uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.”
Ora bem, muitas vezes digo, sobretudo a título de brincadeira digo “ai que inveja!” E acho que é mesmo isso que sinto, sobretudo de quase toda a gente que passa por mim na rua acompanhada por um cão; ou daqueles atos de romantismo que vejo alguns homens a terem perante a sua cara metade; de uma ou outra viagem e até de alguns bens materiais…
Mas felizmente não sinto descontentamento por a outra pessoa os ter! Só porque não posso ter um cão lindo e grandão que pouse o focinho no meu colo para pedir mimos, não quero, não devo, não posso desejar que as outras pessoas também não tenham.
Triste é quando vejo pessoas que não são assim. Aquelas pessoas que quando veem alguém com alguma coisa têm logo de ir comprar melhor/maior, que quando uma pessoa mostra alguma coisa com orgulho por a ter tratam logo de desvalorizar e simplesmente mudar de assunto para uma coisa que ela tem ou fez e que isso sim, é importante…
E adoro não ser assim. Também não podia ser só defeitos!
Acho que já é uma questão de princípio de vida.
Quero ser feliz, quero ter isto e aquilo, quero alcançar mais e mais… mas toda a gente deve ser feliz, deve alcançar o que deseja… O se eu não tenho, mais ninguém deve ter, não é política!
Quem tiver esses sentimentos negativos, esse desejo de que os outros não tenham porque eu não tenho, ocupem a vossa vida a tratar de a melhorar, cansem-se com isso, olhem por vocês e para vocês e no final vão ficar cansados, satisfeitos pelo esforço, vão chegar à cama e dormir e deixam de se preocupar tanto com o vizinho do lado.
Tenho dito…

1 comentário: